sábado, 29 de outubro de 2011

Saúdem-se uns aos outros

Olá Bom dia a todos, e um ótimo final de semana.

Venho hoje compartilhar um texto que li no jornalzinho da Paróquia Espírito Santo em São José dos Campos. Veja abaixo:

A Igreja que se reúne nas casas, paz!

Introdução: Um dia você encontra um(a) irmão(ã) de célula enquanto caminha pela rua e deseja cumprimentá-lo(la) de maneira afetuosa. Então você pensa: "Nossa, como é bom encontrar com um(a) companheiro(a) de célula!" Você o(a) cumprimenta, mas ele(a) não responde ao seu animado cumprimento. Você pensa: "O que aconteceu, por que ele(a) não respondeu à minha saudação? Ficou surdo? Está preocupado(a) com algum problema? É orgulhoso(a)? Não gosta de mim?" Seja qual for a verdadeira razão, você ficou magoado(a) e aquela pessoa acaba de lançar uma sementinha de irritação e discórdia no seu coração. Por isso, o mandamento da Palavra de Deus é: "Cumprimentem uns aos outros com um beijo de irmão" (I Coríntios 16,20). Paulo sempre fazia questão de mandar saudações da Igreja onde ele estava para a Igreja a quem se destinava suas cartas - I Coríntios 16, 19-20; Romanos 16,22; Atos 21,7.

Jesus reclamou que não foi saudado pelo seu anfitrião: "Você não me beijou quando eu cheguei; ela, porém, não pára de beijar meus pés, desde que entrei." (Lucas 7,45). O beijo que aparece nestes textos tem um sentido cultural no Oriente, um aperto de mão, um abraço ou um gesto semelhante tem o mesmo sentido. Os costumes variam de um lugar para outro; mas o princípio que não muda é o seguinte: os cristãos devem valorizar a presença uns dos outros, como presença do próprio Senhor.

Como vivermos o mandamento da saudação em Cristo:

1 - Devem ser pessoais e havendo possibilidades individuais (III João 1,15).

2 - Devem ser oferecidas com imparcialidade (I Coríntios 1,2-3). Não devemos saudar somente as pessoas que nos são simpáticas.

3 - Comunicarmos, quando viável, reconhecimento e apreço pelo trabalho que a pessoa faz (Romanos 16,12).

Existe alguém que não devo cumprimentar?

A Bíblia diz que sim. A saudação deve ser negada às pessoas, que se dizendo irmãos, estejam ensinando doutrinas contrárias a fé no Evangelho (conforme II João 1,9-11), pois quem os saúda torna-se participante das suas obras malignas.

Em que sentido o mandamento de saudar sinceramente a todos melhora o relacionamento entre os(as) irmãos(ãs) da célula?

O valor deste mandamento é grande para ajudar a se criar um ambiente de amor e afeto entre os irmãos. Praticando-o de maneira constante e coerente, a célula e toda paróquia ficará mais unida e ganhará maior ânimo para expressar de muitas maneiras o seu mútuo amor em Cristo.

Perguntas para reflexão:
1- A sua célula é afetuosa, todos se saúdam? Se sim, o que isto faz a todos? Se não, por que isto acontece? (Não faça acusações ou julgamentos).
2- Tenha o hábito de saudar a todos? Se não o faço, como posso mudar minha atitude?

Um abençoado Sábado a todos!
Um forte abraço!
Rodolfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário