sábado, 8 de outubro de 2011

A benção por Pe. José Francisco Schimitt, scj

Olá, boa noite a todos!

Neste tópico venho compartilhar um texto escrito pelo Padre José Francisco Schimitt do Sagrado Coração de Jesus. Veja abaixo.

A benção

Benção vem da palavra bem. Aquele que todos almejam, pois o ser humano foi criado para o bem. Fonte e origem de toda benção é Deus, bendito acima de tudo, que fez todas as coisas para cobrir de bênçãos as suas criaturas e que, mesmo depois do pecado do homem, sempre as abençoou em sinal de misericórdia. Deus Pai, o Sumo Bem, abençoou-os com toda benção espiritual em Jesus cristo, como Filho unigênito feito homem. Jesus é a benção máxima de Deus Pai. Ele apareceu no Evangelho, abençoando os irmãos, principalmente os humildes e os pobres, e dirigindo ao Pai a oração da benção. Esse é o primeiro e fundamental sentido da benção. Aqui, o termo abençoar tem Deus como sujeito, indica a sua contínua comunicação salvadora, e portanto, o dom do seu amor, da sua misericórdia, da sua paz.

O segundo sentido da benção deriva da primeira: invocar o favor de Deus, a sua palavra criadora e santificadora para abençoar uma criatura ou coisa. Confira em Gn 9,26-27 e 1Cor 10,16. Aqui o termo tem por sujeito o próprio ser humano, indica a atitude (louvor, adoração, invocação, agradecimento) com que esse acolhe a comunicação que Deus faz de si mesmo e a criatura colocando-se na condição para receber a graça salvífica.

A partir desa compreensão, a Igreja, investida da autoridade de Cristo, abençoa com ritos especiais (palavras e gestos) pessoas e objetos. Ou seja, abençoa alguém ou alguma coisa. Faz em nome de Deus, o único que pode abençoar, isto é, coloca o movimento da própria vida no mistério da bondade de Deus. E mais: quando a Igreja abençoa objetos e lugares relacionados com a vida humana, tem sempre presente o ser humano que utiliza aquelas coisas e atua naqueles lugares e o homem compromete-se a fazer tal uso das coisas criadas para que só o conduzam a procurar Deus, amar a Deus e a Deus servir fielmente.

Pe. José Francisco Schmitt, scj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário