terça-feira, 4 de outubro de 2011

Eles verão a Deus

Olá, boa noite!

Venho neste tópico, apresentar um texto que li no jornal de comunicação da paróquia aonde participo. Segue texto abaixo.

Um dos grandes desejos do ser humano é tomar consciência, ver com os próprios olhos tudo que está fora de si, contemplar o universo desde a beleza do céu estrelado, a delicadeza dos lírios do campo, a imensidão do oceano, e contemplar com os olhos da fé o mundo interior onde ele constrói a sua vida. Os autores de espiritualidade e os psicólogos, que para serem tais devem ser místicos, dizem que os cinco sentidos humanos (visão, audição, tato, paladar, olfato) são as janelas pelas quais o mundo entra em nós e através das quais podemos ver o mesmo mundo. Jesus, sempre prático e atento à realidade que o circunda, oferece-nos as bem-aventuranças como caminho de vida e de experiência humana (Mt 5,1-11). São uma síntese poderosa de teologia e de antropologia.

Particularmente interessante é a bem-aventurança que diz: "Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus" (Mt 5,8). Essas palavras de Jesus provocam uma série de questionamentos e interrogações, principalmente ao ser humano da pós-modernidade, doente de cientificismo, que tudo quer provar e constatar. Os cientistas e positivistas são sempre desafiados por Jesus na própria incredualidade, como aconteceu com Tomé: "Coloque o seu dedo no furo dos pregos e na ferida do meu peito". Alguns refutam: "Como é possível ver com o coração?". Porém não é por acaso que a Bíblia diz que os olhos vêem as aparências e que Deus nos deu um coração para pensar e ver.

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos." É sabedoria popular de o Pequeno Príncipe (livro de Antoine de Saint Exupéry, escritor francês) e de todos os pequenos e pequenas princesas que percorrem o caminho da simplicidade. É preciso descomplicar para perceber a presença de Deus na beleza do cosmo que fez Francisco de Assis dizer "irmão sol, irmã lua, irmão terra, irmão fogo". E São João da Cruz exclamar: "Meu Deus é o céu, minha é a terra, Deus é meu e tudo é meu".

Deus está lá onde os nossos olhos enxergam. É um erro pensar ue ele estava mais presente ontem do que hoje, que falava mais ontem do que amanhã. Ele, sendo amor, não é passível de mais ou de menos. Será sempre o máximo e vai se doar sempre a quem a ele se doa totalmente. Os puros, que têm mais simplicidade no coração, são felizes, pois conseguem ver Deus onde outros não encontram nada.

Vou terminar com uma história, para você refletir um pouco mais. Uma jovem deu um botão de rosa a um bêbado na calçada. Ele jogou a rosa fora e não reconheceu nela nenhum valor. Se a rosa é oferecida a uma criança, ela arranca as pétalas e também não dá nenhum valor. Oferecida à mãe, ela chora. Ofertada a um contemplativo, ele conta a beleza de Deus. As rosas, as pessoas, segundo como são olhadas e contempladas, falam-nos de Deus. Se você não enxerga Deus na criação, nas pessoas, não é porque Deus não está, mas porque seus olhos estão doentes. Coloque o colírio da fé, da esperança e do amor e enxergará Deus nos outros e em toda criação.

Texto escrito por frei Patrício Sciadini, ocd

Apenas uma observação que eu gostaria de fazer quanto ao texto. Não é correto generalizar os cientistas como desafiadores de Deus. A ciência é importante, todos sabemos. Mas ela precisa estar andando em harmonia com a religião. E para todas as profissões... Que entendam que Deus está acima de tudo. E que precisamos dele. Achei muito bonito este texto, por isso resolvi compartilhar. Espero que ele possa ajudar em sua reflexão.

Um forte abraço
Rodolfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário