sábado, 6 de agosto de 2011

O SACRAMENTO DA ORDEM

Bom dia a todos!

Venho escrever sobre o Sacramento da Ordem segundo o livro "Sou Católico VIvo a minha fé" de autoria da CNBB.

"A Ordem é o Sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo a seus Apóstolos continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos; é, portanto, Sacramento do ministério apostólico" (CIC. 1536).

Mediante este Sacramento, alguns cristãos são consagrados para estar à frente da comunidade, animando e articulando o processo de edificação da Igreja, a serviço do anúncio e da edificação do reino de Deus. O Sacramento da Ordem é essencial para a vida do Povo de Deus.

Graças ao Batismo, todos os fiéis também participam do sacerdócio de Cristo e formam, com ele, um povo sacerdotal. Este é o "sacerdócio comum" de todos os fiéis. Mas na Igreja, por vontade de Jesus, desde os tempos apostólicos, existe o sacerdócio ministerial, ou "ministério ordenado", que é transmitido pelo Sacramento da Ordem. No sacerdócio ministerial distinguem-se três graus: diaconato, presbiterado e episcopado.

O sacerdócio dos ministros ordenados (diáconos, padres e bispos) existe na Igreja a serviço do sacerdócio comum de todos os batizados. Pelo Sacramento da Ordem, eles recebem a missão de servir, em graus e responsabilidades diversas, a comunidade dos fiéis e a humanidade, em nome e na pessoa de Jesus Cristo, sumo e eterno Sacerdote, Palavra de Deus para a vida do mundo e Bom Pastor da humanidade.

Os bispos, presbíteros e diáconos são, na Igreja, sinais da presença e da ação de Cristo, servo do Pai, para a salvação da humanidade. O bispo recebe a plenitude do Sacramento da Ordem, que o insere no Colégio Episcopal e faz dele o chefe visível da Igreja Particular que lhe é confiada.

O exercício do ministério ordenado, que exige contínua e generosa entrega pessoal, está intimamente ligado à pregação do Evangelho e à celebração dos Sacramentos, especialmente da Eucaristia, fonte e cume da vida da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário