domingo, 10 de julho de 2011

Magias Evangélicas

Boa Noite a todos!

Venho por meio deste partilhar um texto que li em um folheto de avisos da paróquia que participo. O texto é do Pe. Joãozinho Almeida, scj, ele é doutor em teologia. O título é "Magias Evangélicas".

"Vi com meus próprios olhos. Um desses pastores da TV gritava aos céus dizendo a Deus: "Eu determino que o Senhor derrame a graça... o Senhore é obirgado a ser fiel... não pode deixar de me atender sem deixar de ser Deus... eu determino... agora!"

Essa cena, acima descrita, seria cômica se não fosse trágica. Pensei que seria apenas um mau momento de um pregador despreparado que se empolgou demais e acabou ultrapassando as medidas do bom senso. Mas outro dia, um outro pastor repetiu o mesmo discurso. Então percebi que estamos diante de uma nova proposta religiosa que definitivamente trocou a religião pela magia. É o começo do neopaganismo pós-moderno.

Religião e magia são coisas completamente diferentes. Na religião, a Palavra de Deus toca a humanidade e eleva, religa, reúne, cura, salva, liberta. Um Deus livre cria uma humanidade livre também. Esse maravilhoso mistério permite que o amor crie laços de solidariedade que combatem o mistério da iniquidade presente na história. A verdadeira religião é propagadora da paz e não se deixa instrumentalizar por nenhuma forma de fundamentalismo que mata com a bomba ou com o avião nas torres. O homem religioso sorri e vive de modo descomplicado e feliz. Religião verdadeira melhora a qualidade da vida, apesar de que não existe religião sem cruz. Quem segue Jesus, assume seus compromissos e ama o irmão, ou seja, dá a vida.

A magia por sua vez inverte esses valores. Não é Deus quem diz a primeira palavra. Tecnicamente, magia significa uma palavra que manipula o agir "dos deuses". VOcê já viu aquelas histórias de abracadabra, de poção mágina... Não se trata daqueels truques com que os chamamos mágicos divertem as crianças nas festas de aniversário. Magia é transformar Deus em mera criatura a serviço dos caprichos humanos. O mago toma o lugar de Deus. Pode ser com sua bola de cristal, advinhando o futuro, ou com suas poções capazes de curar tudo... O Cristianismo teve um longo embate histórico com a magia que dominava o mundo pré-cristão. Bruxas e duendes pareciam definitivamente presos aos contos de fada ou às revistas em quadrinhos. A cultura celta parecida superada. Porém o fenômeno Harry Potter mostrou que não é bem assim. O mundo continua fascinado pela magia. É, na verdade, a grande tentação apresentada na primeira página da Bíblia: o homem quer ser Deus.

O pastor ingenuamente caiu no engodo de transformar seu sermão em uma fórmula mágica. Sua "determinação" para que Deus atendesse seu pedido soa como uma palavra que pretende obrigar Deus a curar. Nesse caso Deus vira uma criatura a serviço do deus-pastor. É isso que chamo de "magia evangélica", ou seria melhor dizer "mania evangélica"? Mas os católicos não são isentos desse tipo de mania midiática. Esse tipo de procedimento acaba se tornando moda. Será que, quando cantamos "preciso de benção, não vou desistir, eu não vou sair daqui, enquanto o Senhor não me tocar...", não estamos próximos da fórmula mágica de quem pretende determinar o agir de Deus? Jesus disse que devemos pedir sempre e até com insistência. Mas se pedirmos pedras Deus nos dará pães. Nem sempre sabemos como nem o que pedir. Por isso, vamos respeitar a liberdade de Deus e crer que ele nos ama e nos dará o que é bom!"

Pe. Joãozinho Almeida, sjc
Doutor em Teologia

Gostaria de apenas colocar um comentário meu, a respeito do texto que vejo com bons olhos e também propício ao momento que estamos vivendo. Assim como existem pessoas evangélicas se expondo através de canais de TV, também existem católicos expondo seus pensamentos, seus textos, livros... Entre outras informações para uma quantidade imensa de pessoas. É importante tomar muito cuidado para assegurar que a informação transmitida não seja divergente da fé que você professa. Ou se é diferente, é importante breviamente buscar conselho com algum padre a respeito do tema que irá abordar. E se de fato haja algum tipo de convicção no pensamento que irá transmitir... Que não diga que é um pensamento católico. É importante ser justo neste aspecto.

Temos uma missão de levar o evangelho a todas as pessoas. Istó é bíblico! Temos que ser fieis as palavras que Deus nos transmite através da Bíblia, a Sagrada Escritura.

Um forte abraço e votos de uma excelente semana a todos!

2 comentários:

  1. ELOS ENTRE AS MILHARES DE SEITAS PROTESTANTES, MAÇONARIA-OCULTISMO E SOCIALISMO-COMUNISMO, NAZISMO E ANEXOS
    O protestantismo - todas as denominações cristãs fora da Igreja Católica Apostolica Romana - em seus primórdios, teve em seu idealizador o dissenso Lutero vários princípios gnósticos, incluindo-se tendências igualitaristas e deístas subjetivistas, dentre outras, como: aversão a poderes superiores, no caso, ao poder hierárquico ortodoxo-doutrinário exercido pela Igreja àquela época.
    Note-se que as religiões orientais holísticas, panteístas e meditacionais, como a Yoga, seicho-no-ie, etc., têem conteúdo aproximado no que tange ao subjetivismo ao se enquadrarem em suas práticas religiosas semelhanças às de auto realização pessoal, por ex., como no independenticionismo protestante às hierarquias.
    Lutero evidenciou suas ações por suprimir o poder eclesial e sua rígida doutrina tradicional bíblico-patrística por um sistema mais flexível e individual, em que pessoas e comunidades possuíssem autodeterminação de se instituirem como próprios pastores, os quais ensinariam a seu modo particular; o resultado foi o espoucar de milhares de seitas em que cada uma doutrina a seu modo ou conveniência que se batem umas contra as outras, daí surgiu um Evangelho e igrejas conversíveis a situações, interesses e muitos contrastes entre facções que afirmam e se consideram inspirados pelo Espírito Santo(?)... E há seitas que aprovam aborto, outras adultério, ordenação feminina etc., e há até de anuência ao homossexualismo e quase todas têem culto e procedimentos semelhantes a centros espíritas: expulsão de supostos maus espíritos ou para curas, passes, gritarias, pessoas em aparentes transes... E todas as homilias de pastores são também submetidas ao crivo de cada um para aprovação pessoal ou não, ou seja, cada um é juiz a arbitrar a própria sentença.

    Outro fato é o elo com o nazismo: Hitler subiu ao poder graças à votação dos estados protestantes, media favorável de 47%, enquanto nos católicos 21%, ou seja, se fosse a Alemanha católica, ele não teria subido ao poder.
    Também desse conjunto ideário relativista existia a antiga e esoterista maçonaria de antes do cristianismo, de Babilônia, do antigo Egito, etc., e sua legislação atual foi formalizada por J Anderson, pastor presbiteriano; por sinal nos EUA e Europa os vínculos são bastantes próximos com o protestantismo - muitos exponentes delas são maçons - e que influenciaram a Revolução Francesa em seus princípios - igualdade, liberdade e fraternidade - idem o kardecismo e o comunismo, o qual é por sinal apenas a transposição de idéias de Lutero-maçonaria para a práxis socialista-comunista, supostamente igualitarista, fraternal em meio a contrastes marcantes e o modernismo atual, cuja doutrinação vigente é igual a um homem acima de tudo e todos, pelo menos na sua proposta; de fato, uma tremenda farsa.
    Há vídeos na Net e em literatura específica em que pastores se acusam reciprocamente de pertença à maçonaria; praticamente é inexistente oposição maçônica explícita às diversas denominações evangélico-protestantes; porém, para a Igreja Católica é o adverso.
    Não há dúvidas que o orgulho e soberba e estão sutilmente camuflados sob esses comportamentos e que o progresso, a ciência e o modernismo tecnológico, cada vez mais aparentando resolver os problemas humanos estão a serviço de um reino luciferino que poderá eclodir, de um homem auto realizador e neo deificista, mas tão cego não percebendo sua submissão a nova tutela, e logo de quem...
    Não há diferença entre o acima e o pecado inicial do homem no Éden, ou se preferir, aliar-se e tornar-se súdito de Satanás em sua soberba e no orgulho de querer ser igual a Deus, aceito por nossos pais iniciais e muitos atualmente o vivenciam no protestantismo.

    ResponderExcluir
  2. AS PATAS DE SATANÁS POR TRÁS DE SEITAS EVANGÉLICAS E PRETENSOS MILAGRES

    Acaso existirem pessoas possuidoras de certos poderes de curas e milagres fora da Igreja, há um detalhe: fica apenas no eventual fato em si, ou seja, a igreja ou outra instituição a que pertencem são apenas mais uma das fundações humanas supostamente religiosas às centenas existentes em nosso meio.
    Jesus, por outro lado, mostra-nos que o maior milagre é a cura da alma, o perdão dos pecados, pois todos os seus portentos direcionaram-se nesse sentido, e Lázaro ressuscitado posteriormente faleceu.
    Aí está o problema: fora da Igreja de Jesus, ninguém tem condições de apagar os pecados e preparar-se convenientemente desde já para a vida eterna, pois todas as seitas por aí são fundações humanas paralelas à sua única: Cl 1, 18 Cl 1,24, etc., portanto inaptas ao procedimento; aliás, nada tem Jesus a ver com elas.
    Há, por outro lado, pretensas igrejas evangélicas praticantes da lavagem cerebral, o "setting e o brain washing" e hipnose coletiva, assim: o pastor, em potentes amplificadores, ao urros, em uma fala ininterrupta - todos em silêncio absoluto, concentradas nele - e nesse ínterim ele condena os não fiéis, cobra, insiste recursos, ameaça os não seguidores e dizimistas e semelhantes e em meio àquelas ameças há interferência no cérebro dos presentes - há um espécie de vácuo cerebral nesse momento, absorvendo tais mensagens e submissão às suas propostas: todo cuidado é pouco nesses momentos!

    Que adianta associar-se a instituições religiosas propagadoras de curas, se tudo o que fazem – se não forem truques do diabo ou hipnose coletiva, etc – restringem-se apenas a isso e não podem prepará-lo para a vida futura por não possuirem o mandato de Jesus no intuito?
    Aí está o desafio de o católico ter de fato fé na pessoa e poder de Jesus-Igreja e não O procurar fora de seu redil, distinguir o verdadeiro e o compensador e o que permanece para sempre do que perece; tudo sinaliza que os pretensos milagres anunciados em redes de tv, se ao acaso possuidores de credibilidade e realmente se efetivarem, não passarem de ciladas do diabo para subverter as almas.
    De imediato, só de a pessoa procurar por ajuda em seitas a dúvida em relação a Jesus e sua Igreja já transpareceu, e diabo já lucrou por ter havido a desconfiança; assim, ele a seduzirá para lá permanecer; só de ele ter levado a pessoa para a seita e lá permanecer, contabilizou mais um em sua agenda da perdição das almas, mais um caiu na armadilha...

    V acha boa idéia incluir-se no acima, aliando-se às seitas apenas para suposta cura física, sem mais, iniciando desde já sua parceria com o diabo para se juntarem na eternidade?
    NB. As seitas dizem que imagens são idolatria; porém a maioria, como nessa, há vitrais repletos de desenhos e por sinal de 2 triângulos entrelaçados, usados em cultos esotéricos e há pastores se apresentando em cultos com os dedos da mãos em posições "chifradas"...

    ResponderExcluir