sábado, 5 de setembro de 2009

Temas catequéticos

Setembro é o mês que a Igreja dedica a palavra de Deus. Mas isso não quer dizer que ela não dedique os outros onze meses. É que em setembro a Igreja faz um grande multirão para lembrar aos católicos a importância da palavra de Deus. É importante conhecer os ensinamentos do nosso Deus que estão expressos na Palavra de Deus.

Para esse encontro catequético teremos uma reflexão sobre a bíblia sagrada e teremos várias leituras de acordo com os temas abaixo:

Tema: Jesus se compadecia dos Doentes e Sofredores (Lc 7, 11-17)

Objetivo: mostrar que a pessoa de Jesus se sensibiliza pela dor do próximo, sendo, desta forma sinal de amor e atenção de Deus para o seu Povo.

Conteúdo do Encontro: Vemos, dentro do contexto bíblico, Jesus se compadecendo daqueles que sofrem, mostrando o quão próximo do homem ele se fez, sinal da presença de Deus e de seu reino de amor e ensinando-nos a não sermos indiferentes à dor sofrida pelo irmão.

Tema: O Cristão Cuida dos Doentes e Sofredores (Mt 25, 34-37 ; Mt 10, 8)

Objetivo: Conscientizá-los que, a exemplo de Jesus, cada cristão deve cuidar do bem-estar de seu semelhante.

Conteúdo do Encontro: Cristo manifesta a sua presença para aquele que sofre através do cristão, que segue, portanto, seus passosde amigo e servidor junto aos necessitados de forma material e/ou espiritual. Citar os trabalhos pastorais na paróquia que se dedicam ao auxílio dos doentes e sofredores como a pastoral da saúde, postoral da sobriedade, ministros extraordinários da comunhao, vicentinos entre outros.

Tema: Unção dos Enfermos: Carinho de Deus pelos Doentes e Sofredores (Mc 6, 12-13 ; Mt 10, 8)

Objetivo: Apresentar a unção dos enfermos como o encontro solidário de Deus ao enfermo pelo sacramento.

Conteúdo do Encontro: Neste sacramento vemos mais uma vez o como Deus quer estar presente em todos os momentos de nossa vida e neste sacramento, em especial, no momento de dor e sofrimento; uma presença amiga, uma presença que trás consolo, esperança e salvação. Dentro do contexto apresentado, este encontro é propício para desmistificar a caricatura feita ao termo extrema-unção.


Tema: Unção dos Enfermos: Modo e Recepção (Tg 5, 14-15)

Objetivo: Mostrar que com este sacramento pede-se a força de Deus para a vida do enfermo, ressaltando, neste encontro, as características de quem recebe, bem como de quem administra e pontos essenciais da celebração.

Conteúdo do Encontro: Deixar claro que este sacramento é um momento de celebração da vida, vida que é dada pelo Senhor e recebe neste momento o conforto e a esperança de Deus. Ele é conferido aos doentes que estejam passando por doença grave, debilitação ou idade muito avançada. Administrada pelos sacerdotes, estes utilizam o óleo consagrado na quinta-feira santa ungindo a fronte e as mão do enfermo, rezando pedindo a misericórdia de Deus, a graça do Espírito Santo, na libertação dos pecados e acolhida da salvação. É importante o enfermo, neste momento celebrativo, receber o perdão de Deus e ouvir Cristo falar pela sua palavra, igualmente acolher Jesus na Eucaristia.


____ (Encontro) :

É fascinante como Deus nos oferece a oportunidade de sermos pessoas agradaveis, nos mostra um caminho lindo de viver, de preocupação com os enfermos, fracos, oprimidos... Não precisamos de contar vantagem sobre as pessoas para sermos felizes, a experiência daquele que faz o bem para o irmão necessitado é eterna em nosso coração e só nós trazem benefícios a nossa própria vida, sugiro que presenciem essa experiência para tirar suas conclusões.

Ter compaixão é uma dádiva Divina, por compaixão a nós Deus entregou seu único filho amado para nos salvar, a percepção de que nós precisamos de algo para melhorar nosso viver é uma atitude saudavel, precisamos deixar o egoísmo de lado e buscar entender os problemas que as pessoas convivem e procurar ajudá-las.

Veja abaixo a letra da música "Ter Compaixão":

Poder emprestar o meu coração
Poder aliviar a dor de um irmão
Deixar meu castelo, abrir a visão
Poder aprender a grande lição

Aprender a estender a mão
Ao teu eu saber dizer não
Descobrindo a mais linda emoção
De saber ter compaixão
Compaixão é sofrer com o irmão
Emprestando o meu coração
Esperando em troca nada não
Só paz no coração

Tristeza que tinha
Não tem mais razão
Perdeu-se no encontro
Adeus solidão
Sentido de vida, amor, doação
Felicidade eterna no meu coração

Aprender a estender....(bis)


__________________

Encerro este poste por aqui, um forte abraço, e um ótimo final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário