quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Objetivo do cristão é a santidade, diz Papa

Bom dia a todos !!! Venho neste tópico ecoar as palavras do Santo Padre Papa Bento XVI.

A santidade é o objetivo da vida do cristão, afirma Bento XVI, reconhecendo que, a partir dessa perspectiva, a morte deixa de provocar medo.

O Pontífice manifestou que a solenidade de Todos os Santos "convida-nos a elevar o olhar ao Céu e a meditar sobre a plenitude da vida divina que nos espera".

"A santidade, imprimir Cristo em si mesmo, é o objetivo da vida do cristão."

Bento XVI assegurou que "experimentamos com antecedência o dom da beleza da santidade cada vez que participamos da Liturgia Eucarística, em comunhão com a 'multidão imensa' dos bem-aventurados, que no Céu aclamam eternamente a salvação de Deus".

Ao mesmo tempo, afirmou que, a partir da vida dos santos, "torna-se óbvio como quem caminha para Deus não se afasta dos homens, pelo contrário, torna-se-lhes verdadeiramente vizinho".

domingo, 14 de novembro de 2010

Por uma cultura política da participação!



A recordação da independência do Brasil faz-nos refletir sobre a vida política brasileira. O quadro pintado por Pedro Américo, retratando este fato de nossa história, evidencia um traço marcante de nossa cultura política, isto é, que o povo está sempre "assistindo" aos fatos políticos, ao invés de participar deles diretamente. No referido quadro, o povo está representado no carrero, que aparece ao lado do que está acontecendo, atônito, sem ter participação ativa. A pintura sugere que alguns iluminados sabem o que é bom e o realizam "para" o povo, não "com" o povo.

Isto está dentro de uma visão política herdada da cultura lusitana, que tinha em seu imaginário coletivo o mito do "salvador iluminado", o jovem rei Dom Sebastião, desaparecido em combate, que o povo acreditava que não havia morrido e que voltaria para resolver todos os problemas do reino. Todos aguardavam com ansiedade seu retorno. Com isso, as pessoas desincumbiam-se da tarefa de construir o presente, e remetiam tudo a "alguém" que faria isto por eles.

Nem é preciso salientar o quanto é politicamente nefasta esta mentalidade, incorporada ao imaginário coletivo brasileiro e, por ainda, à prática política dos que se revezam no poder, sendo que a própria democracia representativa reforça esta cultura. A participação do povo é formal, e resume-se a comparecer às urnas no pleito eleitoral. Daí em diante, como carrero do quadro de Pedro Américo, ele "assiste" o que supostamente fazem em seu nome.

Urge criar uma cultura política da participação, onde as pessoas sejam protagonistas da política, não somente eleitores, aproveitando canais que favoreçam a sua efetiva e decidida presença nas decisões políticas. Não somente isto, mas também educar politicamente o povo libertando-o da mentalidade do "salvador da pátria", empecilho para uma verdadeira cidadania.

Não podemos ficar assistindo ao que fazem por nós, menos ainda aceitar passivamente ser excluídos dos centros decisórios. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

Foram palavras de Padre Antonio Aparecido Alves (Toninho)
Mestre em Ciências Sociais e Doutor em Teologia.
Pároco na paróquia São Benedito do Alto da Ponte

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Mãos se cruzam, se unem, e entrelaçam rumo ao mesmo objetivo: CONSTRUIR VIDA.

Boa noite pessoal. Veja texto muito bom que encontrei pela internet do Padre Thiago D. Dias que é Assessor Diocesano da Catequese/Crisma. Mãos se cruzam, se unem, e entrelaçam rumo ao mesmo objetivo: CONSTRUIR VIDA. Mãos se cruzam, se unem, se entrelaçam rumo ao mesmo objetivo: "construir vida". Em cada página da história são construídos "grandes relacionamentos". Mas, para ser "grande", é preciso deixar-se envolver, pois relacionar traduz-se em Parentesco, Parcerias, Engajamento Mútuo, Fraternidade etc. A questão que hoje as pessoas não se envolvem, não se relacionam; apenas convivem e, às vezes, nem convivem. COM VIVER é relacionar, é entrar na intimidade, é trazer vida. É se unir. É ser solícito. A solicitude significa ser cuidadoso, diligente, prestativo, prestimoso, dedicado, atencioso. Ser solícito é dizer: "tá precisando de mim", "tô aqui", "tô a disposição". Colocando-se à disposição a Comissão Bíblico-Catequética uniu-se com a Comissão em Defesa da Vida para um momento bonito, o 1º Encontro "Juntos pela Vida". Caminhada, adoração, palestra, missa e show foram elementos que possibilitaram a todos os presentes a manifestação a vida. Nós nos relacionamos, nos confraternizamos, deixamo-nos envolver, fomos solícitos, criamos possibilidade para que o desenvolvimento humano acontecesse e a vida se manifestasse. Para nós, humanos, sempre é bom perguntar: "Quem somos e quem desejamos ser, pois não basta simplesmente existir. É preciso conferir sentido à existência". Sendo assim, não passe pela vida, construa vida. Juntos, construamos vida.