segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A eterna revolução - Ortodoxia Chersterton

Boa noite.

Venho compartilhar uma frase do livro Ortodoxia de Chersterton para reflexão.

"Um cristão pode coerentemente dizer: "Eu respeito a posição social daquele homem, embora ele aceite subornos". Mas um cristão não pode dizer, como todos os modernos andam dizendo no café da manhã e no almoço: "Um homem daquela posição social não aceitaria subornos". Pois é parte do dogma cristão que qualquer homemde qualquer posição social pode aceitar subornos. É parte do dogma cristão; e acontece que, por uma curiosa coincidência, é parte da óbvia história humana."

Esses dias eu ouvi um comentáriod o Silvio Santos sobre a política, dizendo que o candidato Paulo Maluf não teria porque roubar já que tem muito dinheiro. Esta é uma frase incoerente, não deve ser tratada como uma verdade.

Sem desmerecer o candidato Paulo Maluf, mas qualquer pessoa pode violar a moral/ética independênte de sua classe social.

Embora pareça estranho, e até comparado com dados históricos dizer que é fora do comum um ladrão de terno e gravata, mas existem, e ainda podem continuar existindo. Digo isso pois recentemente eu soube de um assalto, aonde o assaltante estava de terno e muito bem apresentável na frente de uma igreja no bairro nobre da cidade.

Essa frase também nos alerta a tomar cuidado com as inferências que as vezes fazemos sobre as pessoas.

Uma outra frase diz: "Não devemos coroar o homem excepcional que sabe que pode governar. Devemos antes coroar o homem muito mais excepcional que sabe que não pode"

A autoconfiança as vezes pode ser muito perigoso, quando temos dúvidas e sabemos quem somos, podemos nos motivar para buscar as soluções dessas questões, nos mostrando melhores.

Bom, estou gostando da leitura desse livro Ortodoxia de Chersterton e recomendo a vocês!

Abraço e uma ótima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário