terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dignidade

Olá a todos !!!

Quero aproveitar o momento para escrever um pouco sobre dignidade.

Essa é uma palavra que muitas vezes já me fez parar para pensar em seu significado.

Abaixo veja o Significado de Dignidade pelo dicionário Aurélio:

s.f. Qualidade de quem é digno; nobreza; respeitabilidade. / Cargo ou título de alta graduação. / Respeito que merece alguém ou alguma coisa: a dignidade da pessoa humana.

Agregando, dignidade vem do latim dignitate e pode ser definida como honradez, honra, nobreza, decência, respeito a si próprio.

Por diversas vezes já escutei conversas dizendo; eu não faço algumas coisas, pois tenho dignidade!

Abaixo algumas frases do Catecismo da Igreja Católica

356: "Que motivo vos fez constituir o homem em dignidade tão grande? O amor inestimável pelo qual enxergastes em vós mesmo vossa criatura, e vos apaixonastes por ela; pois foi por amor que a criastes, foi por amor que lhe destes um ser capaz de degustar o vosso Bem eterno".

"Por ser à imagem de Deus, o indivíduo humano tem a dignidade de pessoa: ele não é apenas alguma coisa, mas alguém. É capaz de conhecer-se, de possuir-se e de doar-se livremente e entrar em comunhão com outras pessoas, e é chamado, por graça, a uma aliança com seu Criador, a oferecer-lhe uma resposta de fé e de amor que ninguém mais pode dar em seu lugar." CEC 357.

Deus criou tudo para o homem, mas o homem foi criado para servir e amar a Deus e oferecer-lhe toda a criação.

O homem é grande e admirável figura viva, mais precioso aos olhos de Deus.

É a salvação dele que Deus atribuiu tanta importância que nem sequer poupou seu Filho único em seu favor.

Em Gn 2,7 mostra que o homem em sua totalidade é querido por Deus.

"Corpore et anima unus" (Uno de alma e corpo)

A pessoa humana, criada à imagem de Deus, é um ser ao mesmo tempo corporal e espiritual.

Alma designa o que há de mais íntimo no homem e no que há nele de maior valor, aquilo que mais particularmente o faz ser imagem de Deus: "Alma" significa o princípio espiritual no homem.

O corpo do homem participa da dignidade da imagem de Deus, não é, portanto, lícito ao homem desprezar a vida corporal; ao contrário, deve estimar e honrar seu corpo, porque criado por Deus e destinado à ressurreição no último dia. Catecismo da Igreja Católia 364

A alma é imortal.

Por fim, venho deixar uma reflexão: Será que nossas atitudes são dignas de filhos de Deus? Quais as atitudes que nos dignificam ser filhos de Deus?

Deus nos deixou os ensinamentos, mandamentos, mas a dignidade da morada eterna, depende de Cristo pela nossa preparação no dia do juizo final.

I Coríntios 6, 12, A mim tudo me é permitido, mas nem tudo me convém.

Obrigado

Um comentário: