domingo, 30 de maio de 2010

O Dógma da Santíssima Trindade

Boa tarde a todos,

Venho compartilhar uma citação do livro "Catecismo da Igreja Católica" sobre o Dógma da Santíssima Trindade; veja abaixo:

"A Trindade é Una. Não professamos três deuses, mas um só Deus em trêspessoas: "a Trindade consubstancial". As pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro: "O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, o Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus por natureza". "Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a essência ou a natureza divina".
As pessoas divinas são realmente distintas entre si. "Deus é único, mas não solitário". "Pai", "Filho" e "Espírito Santo" não são simplesmente nomes que designam modalidades do ser divino, pois são realmente distintos entre si: "Aquele que é o Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho". São distintos entre si por suas relações de origem: "É o Pai que gera, o Filho que é gerado, o Espírito Santo que procede". A Unidade divina é Trina.
As pessoas divinas são relativas umas às outras. Por não dividir a unidade divina, a distinção real das pessoas entre si reside unicamente nas relações que as referem uma às outras: "Nos nomes relativos das pessoas, o Pai é referido ao Filho, o Filho ao Pai, o Espírito Santos aos dois; quando se fala destas três pessoas considerando as relações, crê-se todavia em uma só natureza ou substância". Pois "tudo é uno [neles] la onde não se encontra a oposição de relação". "Por causa desta unidade, o Pai está todo inteiro no Filho, todo inteiro no Espírito Santo; o Filho está todo inteiro no Pai, todo inteiro no Espírito Santo; o Espírito Santo, todo inteiro no Pai, todo inteiro no Filho"".

Desejo um ótimo domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário