domingo, 28 de agosto de 2011

Discernimento

Boa noite!

Aproveitando o momento, eu li em um de meus cadernos o significado de DISCERNIR. Diz assim:

"O que é discernir?"

É a capacidade de partir ao meio, é saber identificar o lado bom e o lado ruim.

"Lembre-se do discernimento feito por meio de uma palavra de sabedoria de Salomão. Qdo duas mulheres brigavam por uma criança, ele mandou partir a criança ao meio. Aquela que não aceitou a terrível decisão era a verdadeira mãe."

Discernir é não julgar pelas aparências. Conhecemos uma árvore pelos frutos e não pela casca.

Que nós possamos buscar sempre esse dom de Deus, de saber discernir. Assim, tendo perseverança para caminhar sempre com Jesus Cristo, no lado bom!

Uma ótima semana a todos!
Abraços
Rodolfo

Parabéns a todos os catequistas!!!

Boa noite a todos!

Hoje dia do catequista quero aproveitar para parabenizar a todos os catequistas! Que Deus continue sempre iluminando essa missão de vocês! Para que possam sempre ser fiel a Ele.

Como homenagem quero deixar abaixo um link para um vídeo no youtube, vale a pena ver!

http://www.youtube.com/watch?v=kxha_Egbx1k

Um forte abraço
Rodolfo

sábado, 6 de agosto de 2011

Frases Livro Sou Católico Vivo Minha Fé - CNBB

Boa tarde a todos!

Venho através deste tópico mostrar algumas frases do livro "Sou Católico Vivo a Minha Fé" da CNBB.

"A moral Cristã é expressão da adesão a Jesus Cristo e se manifesta na prática dos valores evangélicos: caridade, fraternidade, justiça, misericórdia, solidariedade, defesa da vida e da dignidade de pessoa. Portanto, não deve ser vista como um conjunto de normas abstratas ou um código frio de leis e proibições."

"A Igreja enfatiza o valor da consciência, núcleo mais profundo, sacrário onde a pessoa está a sós com Deus. Pela consciência, podemos avaliar se uma ação, realizada ou por realizar, é ou não moralmente boa e decidirmos se devemos ou não concretizá-la. Jesus ressaltou a importância do coração, que deve ser puro, para que nele não saiam ações más."

Decálogo = Ex´ressão da aliança que Deus fez com o povo eleito, através de Moisés, no Monte Sinai. (São os dez mandamentos)

"O Decálogo (dez mandamentos), em sua expressão original, deve ser compreendido no contexto do (Êxodo 20, 1-17)."

O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

Bom dia a todos!

Venho escrever sobre o Sacramento do Matrimônio segundo o livro "Sou Católico VIvo a minha fé" de autoria da CNBB.

O Matrimônio ou aliança conjugal, é abençoado por Deus. Esse Sacramento tem sentido próprio no desígnio do Criador sobre o homem e a mulher. Deus, que é amor e os criou por amor, chamou-os no Matrimônio a uma íntima comunhão de vida, de amor e de cuidados recíprocos. Assim os cônjuges já não são dois, mas uma só carne e tornam-se portadores da bênção divina: "Sede fecundos e multiplicai-vos..." (Gn 1,28).

O Sacramento do Matrimônio é ordenado ao bem dos cônjuges, como também à geração e educação dos filhos. Jesus Cristo restabelece a ordem inicial querida por Deus e dá ao Matrimônio a nova dignidade de Sacramento, que é o sinal do seu amor de Esposo da Igreja. Por esta razão, o Sacramento do Matrimônio concede aos esposos a graça de se amarem com o mesmo amor com que Cristo amou a sua Igreja e de participarem no Mistério da paternidade de Deus e da maternidade da Igreja.

Os cônjuges cristãos, pela virtude do Sacramento, participam do mistério da unidade e amor fecundo entre Cristo e a Igreja. Ajudam-se a santificar um ao outro na vida conjugal, na aceitação e educação dos filhos. Por isso têm, no seu estado e função, uma missão especial dentro do Povo de Deus.

O amor do casal abre-se em círculos concêntricos, que envolvem a família, a sociedade e a Igreja, numa perspectiva histórica que tem por horizonte último a eternidade do amor de Deus. Desta abençoada união procede a família, onde nascem os novos membros da comunidade humana, que pela graça do Espírito Santo tornam-se filhos de Deus, para que o Povo de Deus se perpetue. Mais ainda, a graça do Sacramento do Matrimônio transforma a família em Igreja doméstica, espaço para o exercício do sacerdócio dos fiéis casados.

O SACRAMENTO DA ORDEM

Bom dia a todos!

Venho escrever sobre o Sacramento da Ordem segundo o livro "Sou Católico VIvo a minha fé" de autoria da CNBB.

"A Ordem é o Sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo a seus Apóstolos continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos; é, portanto, Sacramento do ministério apostólico" (CIC. 1536).

Mediante este Sacramento, alguns cristãos são consagrados para estar à frente da comunidade, animando e articulando o processo de edificação da Igreja, a serviço do anúncio e da edificação do reino de Deus. O Sacramento da Ordem é essencial para a vida do Povo de Deus.

Graças ao Batismo, todos os fiéis também participam do sacerdócio de Cristo e formam, com ele, um povo sacerdotal. Este é o "sacerdócio comum" de todos os fiéis. Mas na Igreja, por vontade de Jesus, desde os tempos apostólicos, existe o sacerdócio ministerial, ou "ministério ordenado", que é transmitido pelo Sacramento da Ordem. No sacerdócio ministerial distinguem-se três graus: diaconato, presbiterado e episcopado.

O sacerdócio dos ministros ordenados (diáconos, padres e bispos) existe na Igreja a serviço do sacerdócio comum de todos os batizados. Pelo Sacramento da Ordem, eles recebem a missão de servir, em graus e responsabilidades diversas, a comunidade dos fiéis e a humanidade, em nome e na pessoa de Jesus Cristo, sumo e eterno Sacerdote, Palavra de Deus para a vida do mundo e Bom Pastor da humanidade.

Os bispos, presbíteros e diáconos são, na Igreja, sinais da presença e da ação de Cristo, servo do Pai, para a salvação da humanidade. O bispo recebe a plenitude do Sacramento da Ordem, que o insere no Colégio Episcopal e faz dele o chefe visível da Igreja Particular que lhe é confiada.

O exercício do ministério ordenado, que exige contínua e generosa entrega pessoal, está intimamente ligado à pregação do Evangelho e à celebração dos Sacramentos, especialmente da Eucaristia, fonte e cume da vida da Igreja.