terça-feira, 29 de março de 2011

O SACRAMENTO DO BATISMO

O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã e o nascimento para a vida nova em Cristo Jesus. Libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus nas águas do Batismo, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão. O cristão é incorporado a Cristo crucificado e ressuscitado. O Batismo não pode ser compreendido apenas como uma bênção concedida às crianças. Supõe mudança de vida, conversão e adesão a Jesus, uma resposta de fé, que se manifesta em um estilo de vida coerente com os valores do Reino. Apesar de purificar de todos os pecados, o Batismo não é um ato mágico, que arranca de vez todo o mal que existe em nós e no mundo. É um dom, que precisa ser acolhido, exercitado e vivido todos os dias. A vida do cristão é uma luta permanente contra o mal. O cristão é alimentado pela Igreja, com a Palavra de Deus e a Eucaristia que o faz crescer na fé, chegando a uma forma de vida semelhante à de Jesus. Pelo Batismo, o cristão participa da missão sacerdotal, profética e real de Cristo, para santificar a própria vida, dialogando com Deus em favor da humanidade e consagrando o dia-a-dia da vida no serviço a Deus e na transformação do mundo; para ouvir a Deus, acolhendo e vivendo sua santa Palavra, anunciando o Evangelho aos irmãos e denunciando tudo o que se opõe ao reino de Deus; para agir no mundo a exemplo de jesus, bom pastor, servindo os irmãos na caridade. A Igreja Católica batiza as crianças desde os tempos apostólicos, e confia a educação cristã dos filhos aos pais e à comunidade. No casamento, os pais católicos assumem o compromisso de batizar seus filhos. "O Espírito Santo descerá sobre tí, e o poder do altíssimo te cobrirá com a sua sobra. Por isso; aquele que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus" (Lc 1,35) "Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19)

domingo, 27 de março de 2011

PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO (Lc 15, 11 - 32)

Bom dia a todos !


Venho iniciar a nossa semana fazendo uma reflexão sobre a parábola do filho pródigo... Uma parábola rica em ensinamentos que o próprio Jesus Cristo nos deixou.


PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO (Lc 15, 11 - 32)


Disse também: "Um homem tinha dois filhos. O mais moço disse a seu pai: Meu pai, dá-me a parte da herança que me toca. O pai então repartiu entre eles os haveres. Poucos dias depois, ajuntando tudo o que lhe pertencia, partiu o filho mais moço para um país muito distante, e lá dissipou a sua fortuna, vivendo dissolutamente. Depois de ter esbanjado tudo, sobreveio "àquela região uma grande fome e ele começou a passar penúria. Foi pôr-se a serviço de um dos habitantes daquela região, que o mandou para os seus campos guardar os porcos. Desejava ele fartar-se das vagens que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava.Entrou então em si e refletiu: Quantos empregados há na casa de meu pai que têm pão em abundância... e eu, aqui, estou a morrer de fome! Vou me levantar e irei a meu pai, e lhe direi: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados.Levantou-se, pois e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, o abraçou e o beijou. O filho lhe disse, então: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai falou aos servos: Trazei-me depressa a melhor veste e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e calçado nos pés. Trazei também um novilho gordo e matai-o; comamos e façamos uma festa. Este meu filho estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado. E começaram a festa.O filho mais velho estava no campo. Ao voltar se aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. Chamou um servo e perguntou-lhe o que havia. Ele lhe explicou: Voltou teu irmão. E teu pai mandou matar um novilho gordo para festejar, porque o reencontrou são e salvo. Encolerizou -se ele e não queria entrar, mas seu pai seiu e insistiu com ele. Ele, então, respondeu ao pai: Há tantos anos que te sirvo, sem jamais transgredir ordem alguma tua, e nunca me deste um cabrito para festejar com os meus amigos. E agora, que voltou este teu filho, que gastou os teus bens com as meretrizes, logo lhe mandaste matar um novilho gordo! Explicou-lhe o pai: Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. Convinha, porém fazermos festa, pois este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado".


Palavras da Salvação!


Gloria Vos Senhor!


Lindo texto, que não me caso de ler, já li este belíssimo ensinamento em muitos livros. Ex Ágape do Pe. Marcelo Rossi e Sou Cristão e Vivo a Minha Fé da CNBB. Concerteza muitos outros também fazem uma reflexão sobre essa leitura. E refletindo sobre esta leitura já me ajudou a melhorar muitos momentos de minha vida. Inclusive hoje vivo um período que parece que estou sendo injustiçado, pensei em me encolerizar, mais ai eu perderia a razão. Quero estar sempre perto de ti Senhor. Que eu não faça falso juizo sobre coisas e que possa cultivar dentro de mim as virtudes. Obrigado senhor por mais um final de semana!


Que Deus abençoe essa semana que está iniciando! Força para que vivamos perto de Jesus e colher os bons frutos que ele tem em nossa vida! Não quero impedir que ninguem se converta, me alegrarei sob aqueles que cairão em si e perceberam o quanto é maravilho viver a vida seguindo os ensinamentos de Cristo Jesus!


"Pai, santificado seja teu nome, venha o teu Reino" (Lc 11,1-4)


Uma ótima semana !


Abraço

terça-feira, 22 de março de 2011

Catecismo da Igreja Católica [Texto de Sto. Agostinho]

Olá a todos,

Venho hoje refletir sobre uma frase encontrada no CIC:

Pedro ainda não tinha compreendido isso ao desejar viver com Cristo sobre a montanha. Ele reservou-te isto, Pedro, para depois da morte. Mas agora Ele mesmo diz: Desce para sofrer na terra, para servir na terra, para ser desprezado, cruficado na terra. A vida desce para fazer-se matar; o Pão desce para ter fome; o Caminho desce para cansar-se da caminhada; a Fonte desce para ter sede; e tu recusas sofrer? #850

850 : Sto. Agostinho, Serm. 78,6: PL 38,492-493.

Este lindo texto nos faz refletir sobre o viver. Nosso viver tem que ser na virtude, sem acomodação.

Temos que aproveitar este momento para a caridade. Nos esvaziar de nós, e nos encher do amor de Deus. E o sofrimento é necessário. Não vivemos para esta vida. Queremos viver a vida eterna!

Que nossa prática de caridade, principalmente neste tempo de Quaresma seja objetivo de nosso dia-a-dia.

Um forte abraço a todos.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Bom dia a todos !

Venho por meio deste tópico compartilhar algumas frases que li no livro "Sou católico vivo a
minha fé", uma publicação da CNBB. Este livro eu ganhei do Padre Bentinho, pároco da paróquia
São Sebastião, na vila industrial - São José dos Campos. Ele presenteou todos os catequistas.

Confesso que este ato me motivou bastante. Veja abaixo algumas frases:

"Precisamos estar sempre prontos a dar a razão da sua esperança a todo aquele que a pedir."
(cf. 1Pd 3,15)

"Queremos ver Jesus, caminho, verdade e vida" (cf. Jo 12)

1. Ser católico é crer em Deus Pai, Filho e Espírito Santo;
2. Ser católico é alimentar a fé na fonte da revelação divina, através da tradição da Sagrada
Escritura e no magistério da Igreja;
3. Ser católico é viver a fé como adesão a Jesus Cristo e obediência à sua palavra;
4. Ser católico é viver a fé como dom de Deus e tudo oferter para o bem dos irmãos e irmãs;
"Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei assim também vós deve amar-vos uns aos outros" (Jo 13, 34)

"No acreditar é que a pessoa realiza o ato mais significativo de sua existência, de fato,
nele a liberdade alcança a certeza da verdade e decide viver nela" (FR13)

"Deus amou tanto o mundo que deu o seu filho único, para que todo o que nele crer não pereça,
mas tenha a vida eterna" (Jo 3,16)

"E a palavra se fez carne e veio morar entre nós" (Jo 1, 14)

"Conhecereis a verdade, e a verdade vós tornará livres" (Jo 8, 32)

Bom pessoal, essas foram algumas frases para reflexão do nosso ser.

Quem tiver comentários, eles serão bem vindos.

Uma semana abençoada a todos!