terça-feira, 28 de setembro de 2010

Introdução Geral a Filosofia - Jacques Maritain

Boa noite!

Venho também compartilhar o nome de um excelente livro de Filosofia para aqueles que querem começar a entender um pouco dessa ciência.

O livro "Introdução Geral a Filosofia" de Jacques Maritain, que não só para mim, mas para muitos outras pessoas, ele é um excelente escritor. Seus textos são fáceis de serem entendidos.

Algumas definições sobre filosofia que você encontrará neste livro:

CONCLUSÃO 1.
A Filosofia é o conhecimento científico que pela luz natural da razão considera as causas primeiras ou as razões mais elevadas de tôdas as coisas; ou ainda: o conhecimento científico das coisas pelas primeiras causas, na medida em que estas se referem à ordem natural.

Filosofia de Aristóteles e de Santo Tomás
A Filosofia e o conjunto das outras ciências possuem o mesmo objeto material (tudo o que é cognoscível). Mas a Filosofia considera formalmente as causas primeiras e as outras ciências consideram formalmente as causas segundas.

Descartes
A Filosofia absorve as outras ciências - a Filosofia é tôda ciência.

Augusto Comte
As ciências absorvem a Filosofia, - Não há Filosofia.

___________

Filosofia de Aristóteles e de Santo Tomás
Os princípios das ciências particulares estão subordinados aos da Filosofia, mas sómente de modo indireto. Como tal, a Filosofia dirige as outras ciências, direção que poderíamos denominar política (as ciências particulares são autônomas).
O estudo da Filosofia primeira (Metafísica) não deve colocar-se no início, mas no têrmo da investigação intelectual.



CONCLUSÃO 2.
A Filosofia é o mais alto dos conhecimentos humanos; é verdadeiramente uma sabedoria. As outras ciências (humanas) estão submetidas a ela, enquanto as julga, dirige e defende-lhes os princípios. Ê livre em relação a elas e só depende delas como de INSTRUMENTO de que se serve.

CONCLUSÃO 3.
A Teologia ou ciência de Deus, enquanto se deu a conhecer a nos pela revelação, está acima da Filosofia. A Filosofia lhe é submetida não em seus princípios nem em seu desenvolvimento, mas em suas conclusões sôbre as quais a Teologia exerce conrôle, constituindo assim regra negativa para a Filosofia.

Filosofia de Aristóteles e de Santo Tomás
As certezas do senso comum são válidas e a ciência falha quando as contradiz. Mas a Filosofia tem por fundamento as evidências naturais da inteligência, e não a autoridade do senso comum.

Escola Escosesa
Não somente as certezas do senso comum são válidas, mas a autoridade do senso comum, que se impôe como um instinto cego, deve servir de fundamento à Filosofia.

Escolas racionalista, criticista, modernista
A autoridade do senso comum não só é inapta para servir de fundamento à filosofia, mas ainda as certezas do senso comum são destituídas de qualquer valor especulativo.

CONCLUSÃO 4.
A Filosofia não se baseia na autoridade do senso comum considerado como consenso geral ou como instinto comum da humanidade; deriva, contudo do senso comum se nêle considerarmos a inteligência dos primeiros princípios imediatamente evidentes.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Livro Ortodoxia - CHESTERTON

Boa noite a todos,

Quero indicar o livro Ortodoxia escrito pelo CHESTERTON, este livro mostra a necessidade dos dógmas, é necessário seguir um caminho, combate o pessimismo e o otimismo. É um livro repleto de frases inteligentes. Eu gosto muito desse autor.

Quero aproveitar e compartilhar uma frase sobre a evolução. A evolução é um interesse de todos, pois sempre estamos fazendo parte da evolução. Será que ela é boa?

"A evolução só é boa se produzir o bem; o bem só é bom se ajudar a evolução; O elefante ergue-se sobre a tartaruga, e a tartaruga sobre o elevante".

Será que estamos evoluindo para o bem? Fica essa pergunta para reflexão.

Um forte abraço e uma ótima semana.

sábado, 25 de setembro de 2010

Educação e trabalho, como vai?

Boa tarde a todos, Venho compartilhar uma frase de Dom Hélder Câmara, "A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar." Após ler, entendi o rumo que esta frase quer indicar. Precisamos pensar. Se pensamos temos um embassamento para tomar uma decisão, a vida é feita de momentos e a todo momento estamos tomando decisões. São muitas as decisões, até a decisão de não fazer nada. Para que seja uma decisão consciente precisamos ter conhecimento, as escolas e universidades estão ai para isso, prepararmos, a todos, e é uma ajuda e tanto! É digno que todos tenham acesso ao conhecimento, escolas e trabalho. E como anda nossas escolas? Nossas universidades? Será que estão preparando pessoas para exercer com competência os trabalhos. Será que podemos confiar nos médicos que estão sendo formados hoje em dia? Será que o conceito de bem e mal está sendo definido pela sociedade? Os valores estão fundamentado aonde? Temos trabalhos dignos? É papel dos políticos, ajudar para que possamos ter uma sociedade melhor. Será que eles estão fazendo isso? As eleições estão chegando, mais uma decisão que teremos que tomar. Será que temos informações suficientes para escolher nosso voto. Pois depois de feito, não tem como voltar a trás aquele momento e para reverter uma situação é bem delicado. Precisamos de uma educação digna de pessoas, para que continuemos o progresso. Desejo um ótimo final de semana a todos. Abraço

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vídeo História Os 3 grandes piláres da igreja católica, Itália, Grécia e Israel.

Bom dia a todos.

Gostaria de compartilhar com vocês neste tópico um vídeo que assisti ontem sobre os 3 pilares da igreja católica, que é Itália, Grécia e Israel. O vídeo mostra o inicio dessas civilizações com muitos exemplos da filosofia nesta época.

Este vídeo é parte de um trabalho que a Montfort está realizando. Vejam vocês também pois é muito importante conhecermos nossa história.

http://www.montfort.com.br/multimidia-montfort-videos-interna.asp?id=12

Uma ótima semana e um forte abraço