domingo, 30 de maio de 2010

O Dógma da Santíssima Trindade

Boa tarde a todos,

Venho compartilhar uma citação do livro "Catecismo da Igreja Católica" sobre o Dógma da Santíssima Trindade; veja abaixo:

"A Trindade é Una. Não professamos três deuses, mas um só Deus em trêspessoas: "a Trindade consubstancial". As pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro: "O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, o Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus por natureza". "Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a essência ou a natureza divina".
As pessoas divinas são realmente distintas entre si. "Deus é único, mas não solitário". "Pai", "Filho" e "Espírito Santo" não são simplesmente nomes que designam modalidades do ser divino, pois são realmente distintos entre si: "Aquele que é o Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho". São distintos entre si por suas relações de origem: "É o Pai que gera, o Filho que é gerado, o Espírito Santo que procede". A Unidade divina é Trina.
As pessoas divinas são relativas umas às outras. Por não dividir a unidade divina, a distinção real das pessoas entre si reside unicamente nas relações que as referem uma às outras: "Nos nomes relativos das pessoas, o Pai é referido ao Filho, o Filho ao Pai, o Espírito Santos aos dois; quando se fala destas três pessoas considerando as relações, crê-se todavia em uma só natureza ou substância". Pois "tudo é uno [neles] la onde não se encontra a oposição de relação". "Por causa desta unidade, o Pai está todo inteiro no Filho, todo inteiro no Espírito Santo; o Filho está todo inteiro no Pai, todo inteiro no Espírito Santo; o Espírito Santo, todo inteiro no Pai, todo inteiro no Filho"".

Desejo um ótimo domingo!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O Verdadeiro Código da Vinci

Pessoal, boa noite.

Quem não conhece o filme/livro, enfim a estória do Código da Vinci ?

Achei interessante um documentário de 10 vídeos que fala a respeito do verdadeiro Código da Vinci criado pelo Legado Montfort.

Você encontra os vídeos no link abaixo.

http://blog.legadomontfort.com.br/?p=655

Comentem sobre o que acharam.

Um forte abraço e um ótimo final de semana.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Amor de Deus - Vídeo

Boa noite a todos,

Vejam vídeo abaixo, ele contem uma linda mensagem.

http://www.youtube.com/watch?v=NVF2wfFSdxk

Abraços

domingo, 23 de maio de 2010

Filme: The Devil's Advocate (1997)

Bom dia a todos ! Hoje assisti um filme chamado Advogado do Diabo, não posso negar que é um grande filme e retrada exatamente um dos grandes problemas da justiça humana. A mentira pode fácilmente penetrar sobre ela e o que é concluído como justo pode ter sido em decorrencia de outros fatores, como o dinheiro por exemplo. A igreja tem duas partes, uma parte humana e outra divina, a parte divina se dá pela fé, ela vai estar sempre certa e justa. Já a parte humana, sabemos que é pecadora, e que pode falhar. O advogado tem o poder da absorvição, quando bem representado, o risco de haver injustiça é alto, o exame de consciência é fundamental, e conforme a campanha da fraternidade deste ano, não podemos deixar o dinheiro ultrapassar a nossa fé em Deus. Acredito que perder ou ganhar não deveria ser um merito do advogado contra o promotor, eles deveria trabalhar juntos para assim ter mais forças para averiguar a verdade. A vaidade não se deve tomar conta. Eu recomendo que assistam esse filme. Cuidado com os advogados de hoje, a tentação é forte, espero que essa ciência possa sempre estar atuando para o bem. A compaixão pode ser um sentimento bem utilizado entre os profissionais dessa área, se colocar no lugar da vítima que perdeu um ente querido devido algum tipo de crime. É importante expor a verdade ao invés de procurar meios para contorná-la e fazer um cliente satisfeito e uma carteira cheia de dinheiro. Pois, Deus tudo vê, pode esconder a verdade do Juri, mas não de Deus. A vocês advogados, ou futuros advogados, lembrem se disso. A salvação provem de Deus. Não do dinheiro, não da vaidade, não da ganância e não da mentira. Não venho generalizar até porque regras e leis são importantes para o bem da sociedade, a ciência do direito é muito boa, ela deve ser levada sempre a sério. Assim como confiança que ainda temos muitos profissionais honestos nesse meio. Que a outra parte não estrague essa ciência. Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado. Um ótimo domingo para todos vocês

Símbolos

A palavra grega "symbolon" significava a metade de um objeto quebrado (por exemplo, um sinete) que era apresentada como sinal de reconhecimento. As partes quebradas eram juntadas para se verificar a identidade do portador. O "simbolo da fé" é, pois, um sinal de reconhecimentoe de comunhão entre os crentes.

sábado, 22 de maio de 2010

Nos Cremos

Boa tarde a todos,

Abaixo coloquei um texto extraído do Catecismo da Igreja Católica sobre a fé.

"A fé é um ato pessoal: a resposta livre do homem à iniciativa de Deus que se revela. Ela não é, porém, um ato isolado. Ninguém pode crer sozinho, assim como ninguém pode viver sozinho. Ninguém deu a fé a si mesmo, assim como ninguém deu a vida a si mesmo. O crente recebeu a fé de outros, deve transmiti-la a outros. Nosso amor por Jesus e pelos homens nos impulsiona a falar a outros de nossa fé. Cada crente é como um elo na grande corrente dos crentes. Não posso crer sem ser carregado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo para carregar a fé dos outros."

Um ótimo final de semana ! boa festa de pentecostes !

terça-feira, 18 de maio de 2010

Filotéia

Buenas noches para vocês !

Estou no final do livro Filotéia e gostaria de compartilhar algumas frases com vocês, aqui vem elas:

"Não nos devemos deixar abater pelos desgostos, nem dizer como o bom Godofredo: Nunca mais terei alegria; porque durante a noite devemos esperar pela luz. E igualmente não se deve dizer nos dias prósperos e felizes da vida espiritual: Nunca mais tereis tristezas: Porque o sábio nos aconselha: "Nos dias felizes lembra-te da desgraça (Ecl 11,21)"

"Ah! Filotéia, quem tem o paladar e o estômago sadio gosta dos pratos bons e rejeita os maus."

"diz Davi, lembrei-me de Deus e logo fiquei consolado."

"É tão grande o bem que espero, que a dor com prazer tolero!"

Um forte abraço

domingo, 16 de maio de 2010

Filme - Natalee Holloway (2009)

Olá pessoal ! Desejo desde já um ótimo domingo para vocês !!! Hoje assisti um filme que marcou, o filme se chama Natalee Holloway (2009). Ele retrata a morte de uma filha que foi viajar com a turma da escola para Aruba, com muitas festas, bebidas, pessoas ... Inclusive, este filme é baseado em fatos reais, a mãe da filha falecida realiza apresentações para que a educação de nossos adolescentes seje reforçada. Por isso recomendo que assistam esse filme, que vale como um aviso para que zelamos pelos nossos adolescentes de hoje, a educação exige esforços e energia gasta, porém o objetivo da educação é a qualidade, não podemos poupar esses esforços se quisermos uma vida mais digna e justa para todos. Um forte abraço.

sábado, 15 de maio de 2010

O Círio Pascal

É o símbolo mais destacado do Tempo Pascal. A palavra "círio" vem do latim "cereus", de cera. O produto das abelhas. O círio mais importante é o que é aceso na vigília Pascual como símbolo de Cristo – Luz, e que fica sobre uma elegante coluna ou candelabro enfeitado.

O Círio Pascal é já desde os primeiros séculos um dos símbolos mais expressivos da vigília. Em meio à escuridão (toda a celebração é feita de noite e começa com as luzes apagadas), de uma fogueira previamente preparada se acende o Círio, que tem uma inscrição em forma de cruz, acompanhada da data do ano e das letras Alfa e Omega, a primeira e a última do alfabeto grego, para indicar que a Páscoa do Senhor Jesus, princípio e fim do tempo e da eternidade, nos alcança com força sempre nova no ano concreto em que vivemos. O Círio Pascal tem em sua cera incrustado cinco cravos de incenso simbolizando as cinco chagas santas e gloriosas do Senhor da Cruz.

Na procissão de entrada da Vigília se canta por três vezes a aclamação ao Cristo: "Luz de Cristo. Demos graças a Deus", enquanto progressivamente vão se acendendo as velas do presentes e as luzes da Igreja. Depois o círio é colocado na coluna ou candelabro que vai ser seu suporte, e se proclama em torno à ele, depois de incensá-lo, o solene Pregão Pascal.

Além do simbolismo da luz, o Círio Pascal tem também o da oferenda, como cera que se consome em honra a Deus, espalhando sua Luz: "aceita, Pai Santo, o sacrifício vespertino desta chama, que a santa Igreja te oferece na solene oferenda deste círio, trabalho das abelhas. Sabemos já o que anuncia esta coluna de fogo, ardendo em chama viva para glória de Deus... Rogamos-te que este Círio, consagrado a teu nome, para destruir a escuridão desta noite".

O Círio Pascal ficará aceso em todas as celebrações durante as sete semanas do tempo pascal, ao lado do ambão da Palavra, ate´a tarde do domingo de Pentecostes. Uma vez concluído o tempo Pascal, convém que o Círio seja dignamente conservado no batistério. O Círio Pascal também é usado durante os batismos e as exéquias, quer dizer no princípio e o término da vida temporal, para simbolizar que um cristão participa da luz de Cristo ao longo de todo seu caminho terreno, como garantia de sua incorporação definitiva à Luz da vida eterna.

fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/pascoa/05.htm