terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Escolha das Virtudes

Boa noite leitores!

Continuando a leitura do livro Filotéia de São Francisco de Sales, vejo abordar o tema virtude. Vejam algumas das maravilhosas palavras contidas nesse tópico.

"Se nos sentimos inclinados e tentados fortemente para um vício, é preciso que envidemos todos os nossos esforços para praticar a virtude que lhe é contrária e a este fim referir a prática das outras virtudes. Deste modo, asseguramo-nos a vitória sobre o inimigo, adquirimos uma virtude que não tinhamos e aperfeiçoamos muito as outras. Se o orgulho e a ira me atacam, é preciso que eu faça o meu coração pender, quanto possível for, para a humildade e a brandura e que convirjam para este mesmo fim os meus exercícios espirituais, a recepção dos sacramentos e as outras virtudes, como a prudência, a constância e a sobiredade; pois, assim como os javalis, para aguçar as presas, as roçam e limam com os dentes, os quais com isso também se afiam e limam, o homem que cultiva uma virtude que tem por mais necessária à defesa de seu coração deve esforçar-se para se aperfeiçoar neste particular por meio das outras virtudes, que por este modo também vão crescendo em santidade."

Uma ótima semana
Abraço

domingo, 24 de janeiro de 2010

O Verbo Divino

Prezados, Hoje fiz a leitura de Jo 1,1-18 (O Verbo divino) E refleti sobre o amor de Deus na nossa vida, Cremos em um Deus que se fez gente como nós, vivendo neste nosso planeta. Se eu não soubesse do sofrimento que foi passado na Terra, eu diria que ele fez isso para sentir o mesmo que nós sentimos. Mas ele sentiu um sofrimento superior e por nós, para nossa salvação. O Amor de Deus por nós é infinito, lembre-se disso e tenham um ótimo final de semana. Deixe comentários. Abraços.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Santa Comunhão

Bom dia ! Acordei cedo hoje, enquanto estava lendo Filotéia, li uma frase que quero compartilhar neste topico. "Comungar todos os dias é uma coisa que não louvo nem censuro; mas comungar todos os domingos é uma prática que aconselho e exorto a todos os fiéis, contanto que não tenham nenhuma vontade de pecar", Santo Agostinho CONSIDERAÇÃO: Para poder-se avaliar condignamente o capítulo acima, convém notar que no tempo em que S. Francisco de Sales escreveu este livro não se costumava comungar tão frequëntemente como agora. A praxe atualmente vigente na Igreja a este respeito é bem diversa da de então, principalemnte quanto às disposição requeridas. O decreto do Papa Pio X, Sacra tidentina synodus (20 de dez. 1905), confirmado pelo novo Direito Eclesiástico (cân. 863), exorta efusivamente a todos os fiéis que se acheguem muitas vezes e mesmo todos os dias da sagrada mesa, exigindo para isso unicamente: 1º) que se achem atualmente em estado de graça; 2º) que comunguem com uma intenção reta, para agradar a Deus e unir-se sempre mais intimamente com Jesus Cristo. Uma ótima semana. Abraço

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A santa Missa e como se deve ouvi-la

Fonte: Um livro que tenho grande adminiração.

Filotéia, de São Francisco de Sales.

Recomendo para todas as famílias, pois o amor de Deus é algo que não devemos deixar de buscar.

A santa Missa e como se deve ouvi-la

1. Até aqui ainda não falei do SS. Sacrificio e Sacramento do altar, que é para os exercícios de piedade o que o sol é para os outros astros.
A Eucaristia é, na verdade, a alma da piedade e do centro da religião cristã, à qual se referem todos os seus misérios e leis. É o mistério da caridade, pelo qual Jesus Cristo, dando-se a nós, nos enche de graças dum modo tão amoroso quão sublime.

2. A oração feita em união com este sacrificio divino recebe uma força maravilhosa, de sorte que a alma, Filotéia, cheia das graças de Deus, da suavidade de seu espírito e da influência de Jesus Cristo, se acha naquele estado de que fala a Escritura quando diz que a Esposa dos Cantares estava reclinada sobre o seu Dileto, inundada de delícias e semelhante a uma nuvem de fumaça que inceso mais precioso levanta para o céu, aromatizando o ar.

3. Faze o possível para arranjar o tempo necessário de ouvir todos os dias a santa Missa, a fim de oferecer juntamente com o sacerdote o sacrifício do teu divino Redentor a Deus, seu Pai, por ti mesma e por toda a Igreja. S. João Crisóstomo nos afima que os anjos a ele assistem em grande número para honrar com sua presença este mistério adorável.
Não devemos duvidar que unindo-nos com ele num mesm oespírito, tornemos o céu propício a nós, enquanto a Igreja triunfante e militante se ajunta com Jesus neste ato divino, para ganhar-nos nele e por ele o Coração de Deus, seu Pai e merecer-nos todas as suas misericórdias.
Que dita para uma alma poder concorrer para isso algum tanto, por uma devoção sincera e afetuosa !

-----

Esse foi o início do capítulo, talvez coloco todo aqui, mas como disse no início, recomendo que leiam esse livro, pois é um livro famíliar, é um livro que te quer bem, te faz bem.

Comentários são bem vindos.

Um forte abraço & Feliz 2010 !!!