domingo, 31 de maio de 2009

Cura Inteiror - Vencer o mal com o bem

Texto tirado do livro do Pe. Léo chamado Jovens Sarados.

As feridas interiores que trazemos no coração acabam se tornando máscaras de auto-suficiência. São Paulo, ao nos dizer: "O que importa que eu seja transformado em um lixo, escória da humanidade?", nos dá uma lição de como ele e os apóstolos prosseguiram. "Insultados abençoamos, perseguidos suportamos, caluniados consolamos."

Quem de nós pode dizer isso? Quem de nós, quando foi insultado, abençoou? O único jeito de vencer o mal é com o bem; não tem outro jeito não. Se ficamos tristes quando alguém falou mal de nós, é porque estão apontando para uma verdade que tentávamos esconder no coração talvez há muito tempo. Devemos evitar esse grande mal e não esconder mais nada de Jesus.

Busquemos sem cessar essa cura interior em nosso coração.

Um forte abraço e um ótimo domingo.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Tema: A igreja ensina a cuidar do mundo (Gn 2, 15; Rm 8, 18-22)

Objetivo: Conscientizar o catequizando que o mundo foi criado por Deus e colocado aos cuidados dos homens.

Conteúdo do Encontro: O cuidado do mundo criado por Deus é dever de todos os homens e nós como igreja devemos anunciar, com o nosso testemunho que o mundo é um dom de Deus para a vida e, por isso, não se deve permitir a sua destruição. Levá-los, igualmente, a compreensão de que Deus se faz presente no mundo, portanto, não devemos estar alheios a este mundo, menosprezando a obra de Deus e suas criaturas, seguindo o exemplo de Jesus que veio estar em nosso meio e não num mundo a parte (Jo 1, 1).

Gn 2, 15: "O Senhor Deus tomou o homem e colocou-o no jardim do Éden para cultivá-lo e guardá-lo."

Alguns problemas que agridem o meio ambiente:
- Aquecimento global
- Desperdicio de água
- Jogar lixo em qualquer lugar
- Não reciclagem
- Poluição
- Queimadas
- Desmatamentos
- Extinção de animais
- Efeito estufa
- Preservação do meio ambiente

Este será o tema do encontro da catequese de amanha.

Abraço e um ótimo final de semana.
Fiquem com Deus !

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Cura Interior

Texto sobre a cura interior retirado do Livro Jovens Sarados de Pe. Léo.

Quando nós falamos mal um do outro, quando fazemos fofocas, quando brigamos e criamos divisóes na nossa comunidade, estamos nos colocando como instrumentos do encardido para que ele aja no mundo. Por que precisamos tanto da cura interior? Por que a cura interior é um processo pelo qual tiramos os entulhos de nosso coração. São Paulo nos fala na Carta aos Efésios 4,27: "Não deis entrada ao demônio, que o sol não se ponha sobre o vosso ressentimento. Mesmo em cólera, não pequeis." Por que São Pedro diz que o encardido fica como um leão, e fica nos rondando esperando a hora de dar o bote? Porque sem a minha autorização ele não pode agir.

O encardido, ao contrário de Jesus, não respeita a nossa liberdade, porque ele não tem liberdade. Ele entra em nossa vida pela menor fresta que encontrar. E uma das principais portas de entrada é o coração ferido e machucado pela mágoa, pelo ressentimento. Por isso a necessidade da cura interior e a necessidade de nos colocarmos diante do Senhor Eucarístico e suplicar a cura e a restauração de nosso coração. Enquanto houver essas entradas, o encardido se aproveita e, por exemplo, pode entrar na vida de uma família por meio do vício do pai no alcoolismo.

Busquemos a nossa cura interior frequentemente para que tenhamos mais força para enfrentar o mal e melhorar o mundo.

Um forte abraço.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Jovens Sarados

Boa noite !

Abaixo coloquei um texto da capa do livro "Jovens Sarados" do autor Pe. Léo, Editora Canção Nova, ainda estou lendo e gostando bastante desse livro. Eu recomendo!

De que adianta o ser humano ganhar o mundo inteiro e vir a perder a vida eterna? Na sociedade "light" está acontecendo isso. Você é um vitorioso para o mundo, você usa a roupa da moda, tem um cargo importante, tem um corpo todo sarado. Você se preocupa muito com o seu corpo. E a sua alma? E o seu coração? Você se preocupa com eles?

Ter compaixão é você andar no passo do outro; é você ser mais caridoso. Se o outro vai mais devagar, você vai mais devagar com ele. ter compaixão é não julgar ninguém.

Abraço

terça-feira, 26 de maio de 2009

Iniciativa...

Boa noite ! É com imensa felicidade que criei esse blog e que estou escrevendo nele, compartilhando informações com vocês que estão surfando pela internet. Internet, que é considerada o meio de comunicação mais usado e fácil atualmente. São milhões de pessoas que usam a internet, que tem uma conta no orkut, gmail, facebook, twitter... entre outros. Ontem dia 25 de Maio, é considerado o dia internacional do orgulho geek, geek é aquela pessoa que é apaixonada por tecnologia, especialmente computacional. Montaram no site youtube.com um vídeo sobre esses geeks. LINK: [http://www.youtube.com/watch?hl=pt&v=rCq6E6tnQKg&gl=BR] Vídeo em idioma inglês. Isso comprova que a internet tem em sua rede um número grande de pessoas. Outro fator que influencia esse alto índice de pessoas usando a internet e a facilidade e que ela oferece para seus usuários. Você interage em sites de relacionamento, posta textos em blogs, envia e-mails, usa softwares de mensagens instântanea sem precisar saber todos aqueles conceitos que os estudantes de computação precisam saber sobre programação, cálculos binários, entre outros. As LAN (Local Area Network) HOUSES, casas de computadores interligados a rede também contribuem com seu fácil acesso para aqueles que não tem computadores em casa. Devido a essa facilidade e quantidade de pessoas que usam a internet, estamos diante de um grande problema. As mensagens apresentadas na rede podem não ser verídicas, e o conteúdo delas pode não ser digno de seus valores. Muitos dos conteúdos são iscas para o pecado, são atraentes, proporciona prazeres momentâneo. É muito importante se preocupar se esses prazeres não estão fazendo parte de sua vida, parte da vida de seus filhos. Mas meu objetivo com esse blog, é o mesmo que nosso Santo Padre, Papa Bento XVI divulgou nesse último final de semana, para que os jovens transmita boas mensagens pela internet. São muitas as pessoas que careciam dessas mensagens. Espero poder te alegrar com notícias sobre a religião católica, voltada para os tempos modernos. Internet é uma conquista ! Que contribui suprindo nossas necessidades. Obrigado, fiquem com Deus e tenham uma ótima semana, até o próximo post. Um forte abraço. Rodolfo Barbosa